Espremedor de limão – Philippe Starck | Casa Cor SP

Olá, meus queridos :)

Acabei de voltar da Casa Cor SP com a mente borbulhando de ideias e inspirações pra dividir com vocês. Os ambientes, no geral, estão incríveis e vale a pena dar um passeio por lá. Pra quem quiser mais informações dos horários, local e detalhes, clique aqui.

E sempre algo chama mais atenção, não é mesmo? Eu estava apreciando o projeto até ver um objeto até então misterioso. A primeira coisa que veio a mente foi aranha, mas a imaginação vai solta se começarmos a assemelhar com itens comuns do nosso dia a dia.

IMG_48842

Fiquei curiosa e resolvi pesquisar (e é assim que as coisas funcionam mesmo, me perdoem aqueles que já conheciam). Afinal essa arte tem nome e objetivo. O Juicy Salif, espremedor de limão, foi criado pelo designer  Philippe Starck e tem características futuristas. Sua forma facilita a ação de espremer um limão da seguinte maneira: o copo é colocado entre os três pés, pés esses que elevam a “gota” que muito se semelha aos espremedores comuns que vemos no mercado.

IMG_48852

“Certa vez, em um restaurante, eu tive essa visão de um espremedor de limão em forma de lula e comecei a projetá-lo… E quatro anos depois ele ficou famosíssimo. Mas para mim, é mais uma micro-escultura simbólica que um objeto funcional. Seu objetivo real não é espremer milhares de limões, mas permitir a um recém-casado entabular conversa com a sogra…”

(Carmel Arthur, 2000, p. 13)

O Juicy Salif tem dois objetivos: o prático, de fato o uso, e o simbólico, aquele que gera dúvida sobre seu real significado (como eu quando me deparei com ele), como a situação que Philippe cria entre o recém-casado e a sogra onde a conversa sobre suas semelhanças vão longe. E essa variação de objetivos que mais me chamou a atenção, enquanto uns revirarão os olhos, estou eu pesquisando um para a minha cozinha.

E você, qual foi sua primeira impressão? Deixa nos comentários, vou adorar saber.

Um beijo,

Heloíza Mauricio
IMG_3658

Foto Andreza Rocha Fotografia

 

3 comentários

Deixe seu comentário aqui :)